Masm realiza evento de encerramento da exposição artística de João Luiz Roth

Bernardo Abbad

Masm realiza evento de encerramento da exposição artística de João Luiz Roth
Última série produzida pelo artista visual João Luiz Roth é baseada na obra “Os Lusíadas”, de Camões. (Foto: Cláudio Vaz)

A Sala Iberê Camargo, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm), recebe no dia 28 de fevereiro a finissage, ou seja, o encerramento, da exposição Grandes Mestres no Masm: Os Lusíadas, por João Luiz Roth, da última série produzida pelo artista visual João Luiz Roth. Na ocasião, serão apresentados o catálogo produzido para essa exposição e um vídeo sobre a produção do trabalho, que traz depoimentos de familiares e amigos do renomado artista santa-mariense.A mostra, que teve financiamento da Lei de Incentivo à Cultura de Santa Maria (LIC-SM), faz parte de um projeto apresentado pela Associação dos Amigos do Museu de Arte de Santa Maria (Amasm), que buscava a realização da exposição em questão. Estiveram expostas 50 obras que fazem parte do estudo realizado pelo artista visando o doutorado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS), em 2004.A mostra teve a curadoria e expografia de Márcio Flores e as obras foram disponibilizadas pela família do artista. Sem produzir desde 2015, em função das limitações enfrentadas por um aneurisma no cérebro, Titi Roth, que está acamado desde então, foi um dos artistas que participaram da construção e revitalização do Masm.No segundo semestre de 2022, também havia sido realizada uma exposição de mesmo nome sobre Roth, na Sala Jeanine Viero, com 245 obras servindo como uma amostra dos diversos talentos e técnicas do artista ao longo de sua vida. Encerrada em novembro, a exposição trouxe a exploração do desenho bico de pena, como as hachuras, e o pioneirismo de Roth nos processos híbridos, como o estudo das infogravuras.

Outra exposição sobre o artista santa-mariense contou com 245 obras (Foto: Nathália Schneider)

OUTROS MESTRES

A série Grandes Mestres no Masm surgiu em 2021 por meio de um projeto de Yedo Titze em edital lançado pela Fundação Marcopolo. Em 2022, o projeto foi submetido à LIC-SM. A exposição que tem sua finissage no dia 28 de fevereiro tem obras que fazem parte do acervo pessoal da família e também da última série produzida por Titi Roth, “Os Lusíadas”, baseada no clássico da literatura mundial do português Luís de Camões.Conforme o ex-presidente da Amasm, Josias Ribeiro, 55 anos, após o encerramento, uma parte das obras será levada para o Rio de Janeiro e outra ficará em Santa Maria, com os filhos do artista:– Foi uma exposição linda que trouxe a visão do artista para a obra de Camões. Ele fez uma livre interpretação dos cantos que compõem o poema e trouxe a sua percepção sobre o texto do português por meio de desenhos, pinturas e escrita.Josias comenta que, apesar de não fazer mais parte da Amasm, pretende, como produtor cultural, apresentar um projeto à direção do Masm para realizar uma nova edição da série Grandes Mestres no Masm, homenageando outros artistas, e submetê-lo às leis de incentivo e editais do Estado e do Ministério da Cultura.

Agende-se

O quê – Finissage da exposição “Grandes Mestres no Masm”

Quando – 28 de fevereiro, às 19h

Onde – Sala Iberê Camargo, no Museu de Arte de Santa Maria (Masm), na Avenida Presidente Vargas, 1.400

Quanto – De graça

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

“Era uma situação aterrorizante”, diz deputada estadual em relação aos trabalhados encontrados em situação análoga à escravidão na Serra Gaúcha Anterior

“Era uma situação aterrorizante”, diz deputada estadual em relação aos trabalhados encontrados em situação análoga à escravidão na Serra Gaúcha

Começa a concretagem do último trecho do Calçadão Próximo

Começa a concretagem do último trecho do Calçadão

Geral